O Ideias Vestíveis é um espaço que fala da moda que é feita na cidade de Belém do Pará , com o objetivo de divulgar o trabalho dos profissionais que atuam na área, mostrando marcas, eventos e tendências criadas na região. O Blog trará como diferencial editoriais feitos integralmente com marcas paraenses. Os editoriais tem como objetivo mostrar tudo o que de melhor nosso Estado oferece para o público local. (Nossa equipe: [Natália Viana - Bacharel em moda e estilista da Marca de roupas Quiquiriqui.] [Renan Viana - Fotógrafo e designer, estuda comunicação e atende diversas marcas da cidade com o projeto “Legenda Criativa” criado em 2009.])

Jornalismo de Moda com Simone Esmanhotto em Belém
Natália Viana

Sei que demorei para comentar sobre o workshop da jornalista de moda Simone Esmanhotto, que aconteceu no dia 12 deste mês, durante o Amazônia Fashion Week – evento de moda daqui de Belém. Mas vamos lá... Participei do workshop, não sou jornalista, mas como tenho dedicado a maior parte do meu tempo escrevendo para este blog e, como já conhecia  um pouco do trabalho da  Sissi, não poderia deixar de participar. Vontade de saber como é trabalhar com jornalismo de moda, escrevendo para grandes revistas do país. 
Simone Esmanhotto escreve na Vogue Brasil e no seu blog “C'est Sissi Bon” (recomendo para quem gosta de moda), é redatora-chefe da revista Renner, fala sobre moda na Folha de São Paulo e na revista Veja São Paulo. Como dizem alguns: “Sissi é muito fina e muito chique”, e é mesmo, além de ser uma grande profissional, é muitíssimo simpática. Uma fofa! Depois de passar um dia com ela, cheguei em casa feliz da vida. :)

A jornalista em bate-papo na Livraria Sariava (Belém-Pará)

Simone Esmanhotto é formada em jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada pela Faculdade Santa Marcelina. Durante o workshop, ela contou um pouco sobre como começou a trilhar seu caminho no jornalismo até chegar na moda. Só para citar alguns, trabalhou em jornais da TV Globo Paraná, na revista Caras, Bravo!, falou de "amor e sexo" na revista Claudia e em 2003 chegou na revista Elle, onde ficou cinco anos escrevendo, é claro, sobre moda, sendo reconhecida por ter desenvolvido uma linguagem apropriada ao público da revista, e por melhorar o uso dos termos de moda. Em 2008, a jornalista deixou a Elle e foi escrever na Vogue, onde fui conhecê-la.

 Simone Esmanhotto na Vogue Brasil - Maio/2009

Um pouco sobre o workshop... :)

O que faz um bom jornalista de moda? Ora, ele busca informação e sabe perguntar “por que?”, tem que ser curioso e pra começar, conhecer a História da moda e o jornalismo do passado (Regina Guerreiro, Revista O Cruzeiro e sua famosa coluna "As garotas de Alceu" do ilustrador Alceu Penna e a editora de moda Carmel Snow), caso você escreva sobre algum desfile é importante saber “quem é este estilista, como ele vem trabalhando, quais são as propostas do desfile", tem que acompanhar a carreira do estilista, se tiver só a informação do release da coleção o melhor a fazer é conversar diretamente com o criador e perguntar um pouquinho sobre a sua história, antes de fazer qualquer crítica. É importante procurar saber e não ter vergonha de não saber. Se não conhece, pergunta. 

Sissi também citou a editora-chefe da Vogue americana Anna Wintour, como seu modelo de jornalista e, também falou alguns dos sites que ela visita todos os dias: The New York Times (muitos elogios a Suzy Menkes), Style.Com, Jack & Jil (muitos outros elogios a Tommy Ton) e WGSN.

Quem não participou do workshop, teve a chance de conhecer um pouco mais do trabalho da Simone Esmanhotto  no bate-papo que rolou no mesmo dia na Livraria Saraiva. Sim, eu também estive lá, junto com o Renan Viana que filmou um trechinho da conversa, onde ela fala sobre blogs e jornalismo de moda - no vídeo ela começa falando sobre blogs de moda de rua e um pouquinho mais adiante ela cita o Ideias Vestíveis. O que me faz acreditar no blog e ter cada vez mais força de vontade para escrever (e melhor) sobre a moda paraense. :)

Clica clica clica clica

Blogs e jornalismo de moda (Vídeo: Ideias Vestíveis)

Amei ter conhecido a Sissi e toda sua simpatia, espero que um dia ela venha nos visitar novamente. :)

www.cestsissibon.blogspot.com

Fotos e vídeo: Renan Viana
6 comentários:

Adorei o post! A palestra da Simone,então, muito interessante! Gostaria de ter ido. Não perco por nada a próxima. Beijinhos querida! Eu e o Degradê da Moda estamos sempre por aqui!

Jumara Cardoso
www.degradedamoda.blogspot.com

Que lindo.
Adoraria ter participado. Ahhhhhh
Muito legal cê dividir com nois kkkkkkkk
Vou entrar no blog dela agora.
Beijão e continue sim, pode parar não.

amei o post ^^ gostaria de estar lá pra saber mais sobre como ser uma blogueira melhor '-'
já to seguindo o blog dela o/

=**

http://projectloveringo.blogspot.com/

Obrigada por dividir com a gente! Bjo

Que amorzinho que ela é!!
E o cabelo curto meio desgrenhado? Amei! (me lembrou o meu =P)

Eu já disse que passo muitos minutos nesse blog? Adoro os posts, adoro ler tudo que vocês publicam.. enfim adoro!
E esse post em especial tá show! Amei
Bjaooo gente

Seguidores

Ideias Vestíveis na Mídia

Ideias Vestíveis na Mídia
Ideias Vestíveis na Mídia

Editoriais Ideias Vestíveis

Editoriais Ideias Vestíveis
Fotografia: Renan Viana / Produção: Natália Viana

Contato:

ideiasvestiveis@gmail.com

Twitter